25/02/2010

Mudar os partidos

Mudar os partidos. Mudar a democracia.

Surgiu um movimento. Não sei quem são, se são realmente independentes, se as intenções escritas correspondem aos objectivos.

Recrutar pessoas que queiram aderir massivamente aos partidos. A qualquer um. Cada qual escolhe o seu. A ideia é fomentar a militância e mudar a forma como os partidos funcionam. A entrada massiva de novos militantes, que exerçam a militância, pode ter impacto no caciquismo em que marinam todos os partidos. E, consequentemente, contribuir para uma melhor democracia - que bem precisamos.

Contudo, há que estar preparados. Uma vez lá dentro, há que, individualmente, cada qual, lutar tenazmente para resistir à perversa natureza humana. Haverá promessas, lugares para preencher, salários simpáticos para atribuir em empresas públicas e muitas oportunidades de afago ao ego.

Mas é indiscutível que enquanto não mudarmos os nossos hábitos em relãção ao exercício da nossa cidadania nada mudará. E a nossa democracia vai-se tornando neste lodo a que a assistimos dia-a-dia, impacientes, incrédulos, mas, ainda assim, confortavelmente sentados nas nossas poltronas.

http://mudarospartidos.blogspot.com/

Sem comentários: