14/02/2011

Camaradagem

Só quem tem cães, cães de casa, tratados com uma dedicação familiar, é que percebe. Os outros, por mais que gostem de animais, não entendem.

Só tinha visto uma vez o “Marley e Eu”. E tinha lido o livro. Ambas as experiências foram traumatizantes.

Este fim-de-semana voltei a ver parte do filme. Parte, porque quando chega à altura de o Marley envelhecer não me posso permitir mais.

Por mais espalhafatoso que seja o meu cão, por mais que me faça passar vergonhas em público, que me pregue partidas odiosas – como fugir ou esfregar-se em dejectos de animais de grade porte – é o meu cão. E temos como ele uma relação de companheirismo e camaradagem que nos impede de fazer férias, fins-de-semana, saídas nocturnas demoradas e muitas outras coisas simples.

Existe entre nós uma relação de ternura muito grande. A ideia de um dia ele já não saltar, não ter a irreverência que lhe conheço ou de sofrer de uma doença incapacitante é assustadora.

Por isso, não volto a ver ou a ler o Marley.

Sem comentários: